Descrição da Freguesia de Vila Garcia


Armas - Escudo de azul, manta de farrapos de ouro, lavrada de vermelho e verde; em chefe, dois ramos de castanheiro de prata, com ouriços do mesmo e abertos de vermelho, passados em aspa. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda em maiúsculas a negro: “ VILA GARCIA - GUARDA “.


1758 - MEMÓRIAS PAROQUIAIS


1886 - PORTUGAL, ANTIGO E MODERNO

Freguezia do concelho, comarca, districto e diocese da Guarda na província da Beira Baixa.

Orago — S. Thiago,

Fogos 122, — almas 470.

Priorado.

Em 1708 contava 100 fogos e era da apresentação dos Saraivas, da cidade da Guarda. Em 1768 ainda era da apresentação da mesma família Saraivas,—rendia 100$000 réis—e contava 88 fogos.

Comprehende as aldeias de Cume, Cairão, e Carapito, —os casaes de João Saraiva e de José de Pina, de Lobão,—e as quintas de Villa Garcia, Ordonho, Naves e Carapito da Legoa.

A egreja parochial esteve na quinta de Villa Garcia, segundo se lê no Diccionario Geographico manuscripto, existente na secretaria do Reino.

Freguezias limitrophes—Guarda, Panoias, Arrifana e Casal da Cinza.

O logar de Cume, séde actual d'esta parochia (segundo supponho, pois não recebi apontamentos para a descripção d'ella) está em planície, na margem esquerda da ribeira de Noeime, confluente do Côa, da qual dista muito pouco—e da Guarda 7 kilometros para E. S. E.

Passa a pequena distancia d'esta freguezia a linha ferrea da Beira Alta. As suas estações mais próximas são a da Guarda e a de Villa Fernando.

Em cumprimento d'antigos votos foram muitos annos os habitantes d'esta freguezia em romagem á capella de Nossa Senhora das Azenhas junto da villa e praça de Monsanto, distante d'esta parochia de Villa Garcia cerca de 70 kilometros para S. S. E.  Suppõe-se que fizeram aquelle voto á Senhora das Azenhas para se verem livres d'uma medonha praga de gafanhotos que infestava os campos e destruía as searas. O dia da romagem era o 3.° domingo de maio e por essa occasião davam aos pobres um grande bôdo. 


Autorizada a utilização das imagens desde que indicada a sua proveniência.

Faça os seus comentários, sugestões e críticas.

Ajude-nos a melhorar.

Comments: 0