Descrição da Freguesia de Videmonte

Armas - Escudo de prata, um ramo de castanheiro de verde, posto em barra, frutado de sua cor, entre ovelha de negro, realçada e ungulada de prata e mó de vermelho, vazia do campo. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ VIDEMONTE “.


1758 - MEMÓRIAS PAROQUIAIS

1882 - PORTUGAL, ANTIGO E MODERNO

Freguezia do concelho, comarca, districto e diocese da Guarda, d'onde dista 15 kilometros para O. S. O. e 2 kilometros da margem esquerda da Mondego, que aqui já corre de S. O. para N. E.

É priorado.

Foi da apresentação da mitra e do termo e concelho extinctos de Linhares.

Orago S. João Baptista.

Em 1768 contava 141 fogos e rendia réis 300$000;—pelo ultimo recenseamento conta 220 fogos e 858 habitantes.

Esta freguezia é formada pela única povoação de Vide Monte, sede da parochia, e segundo os apontamentos que se dignou enviar-me o seu rev.° prior, não compreende quintas nem propriedades dignas de especial menção, exceptuando o praso de Vide Monte; mas a Chorographia Moderna menciona as quintas de Monoita, Cabris, Ereira, Barroca Alta, Morenas, Valles e Taberna.

Freguezias limitrophes — Moios, Fernão Joannes, Prados e Trinta.

As suas estradas são as mesmas dos princípios da monarchia,—barrancos medomhos; apenas se espera que passe na freguezia dos Trinta, a 4 kilometros de distancia, um,a estrada a macadam em via de construcção.

A matriz é um bom templo, muito solido, elegante, bem conservado e com uma torre soberba.

Tem mais 2 capellas publicas—uma de Santo Antonio, pequena e singela, outra de Santo Antão, reedificada ha pouco tempo; n'ella se faz todos os annos festa ao padroeiro e romaria; mas hoje as festas principaes d'esTa freguezia são a do Santissimo e de N; do Rosario feitas pela junta de parochia.

Passa n'esta freguezia o Mondego, mas tão fundo e com margens tão eriçadas de fraguedo que mal pode aproveitar-se; em compensação é banhada por muitos ribeiros, nomeadamente pelos da Calçada e Barrocaes, que movem 20 moinhos e regam espaçosos terrenos.

As suas producções principaes são —milho, batatas, feijão, hervagens, feno, linho, castanhas e muita lã da melhor da Serra da Estrella.

Cria bastante gado lanígero, cabrum e bovino, pois o seu termo compreende grande extensão da Serra da Estrella.

Nos alcantis da grande serra e nos limites d'esta parochia se refugiaram durante a guerra da península muitas famílias da Guarda.

Aqui se manifestou approximadamente em 1870 uma medonha epidemia de typhos que fez grande numero de victimas, deixando muitas casas desertas e muitas creancinhas orphãs de pae e mãe.

O clima d'esta parochia é frio e áspero, porque está em um plató da grande serra, muito alto e desabrigado, mas em compensação tem largas vistas e excellentes pastagens para os gados, no verão, pois no inverno as neves atingem aqui grande altura durante mezes.

Ha n'esta freguezia, no curuto da serra, uma pyramide geodésica marcando 1728 metros de altitude sobre o nível do mar! É um ponto interessante com vastíssimo horisonte.

Também ha no alto da serra 7 carvalhos seculares que têem salvado muitas vidas, pois durante a estação das neves servem de guia e orientação aos viandantes. Chamam-se os sete carvalhos juntos e provam evidentemente que toda a grande serra podia e devia estar assim arborisada.

Tem esta freguezia uma escola d'instrucção primaria elementar para o sexo masculino.

Em vários pontos d'esta parochia se têem encontrado moedas antigas de cobre, prata e ouro, que não foram archivadas nem classificadas, e no cume da serra encontrou, há poucos annos, um lavrador de Folgosínho tres argolas d'ouro que pareciam argolas de bahus. Foram vendidas por uma somma importante na Guarda, ao ourives Antonio Ferreira, que depois, segundo dizem, vendeu uma ao sr. dr. Martins Sarmento, benemérito archeologo de Guimarães.

É muito digno prior actual d'esta parochia o rev. sr. Maximiano Corrêa de Figueiredo, a quem muito cordealmente agradeço os apontamentos que se dignou enviar-me.


Autorizada a utilização das imagens desde que indicada a sua proveniência.

Faça os seus comentários, sugestões e críticas.

Ajude-nos a melhorar.

Comments: 0