Descrição da Freguesia de Vila Cortês do Mondego

Armas - Escudo de vermelho, monte pedregoso de prata realçado de negro, movente de campanha diminuta de três tiras ondadas de azul e prata, tendo brocante sobre estas uma roda de azenha de ouro realçada de negro; em chefe, um feixe de cinco setas de prata, atado de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ VILA CORTÊS DO MONDEGO “.


1758 - MEMÓRIAS PAROQUIAIS


1886 - PORTUGAL, ANTIGO E MODERNO

Freguezia do concelho, comarca, districto e diocese da Guarda, na província da Beira Baixa.

Priorado.

Orago S. Sebastião, 

Fogos 91, —almas 365. Em 1708 contava 67 fogos, segundo se lê na Chorographia Portuguesa; — o Portugal, Sacro e Profano em 1768 deu-lhe 62 fogos e 100$000 réis de rendimento, — e J. A. d'Almeida em 1866 deu-lhe 185 fogos, o que foi erro typographico por certo. Suppomos que o benemérito auctor do Diccionario chorographico abreviado escreveu—85.

O seu prior era collado e da apresentação da coroa em 1768, mas até 1758 foi da apresentação dos marquezes de Gouvêa, condes de Portalegre e por ultimo, para sua desgraça, também duques d'Aveiro, tornando-se os fidalgos mais ricos e poderosos que Portugal teve no ultimo século.

Os marquezes de Gouvêa foram senhores e donatários das villas de Gouvêa, Vallezim, Villa Cova a Coelheira, Celorico, etc. etc. e por isso apresentavam o prior d'esta freguezia de Villa Cortez do Mondego; porque pertencia ao termo de Celorico.

O padre Carvalho diz que o orago d'esta parochia de Villa Cortez era S. Domingos em 1708,—e o mesmo orago lhe deu D. Luiz Caetano de Lima em 1736, — mas o Port. Sacro e Prof. em 1768 e todas as chorographias e publicações officiaes posteriores lhe deram como orago S. Sebastião.

Esta parochia é formada por uma única povoação— Villa Cortez —situada a 1 kilometro da margem esquerda do Mondego, a 11 da Guarda para N. N. O. —e a 8 de Celorico para E, S. E. Comprehende as quintas da Banha e Insua—e os moinhos da Videira, Lage, Entre Aguas e Lagarteira.

As suas producções dominantes são vinho, azeite e cereaes.


Autorizada a utilização das imagens desde que indicada a sua proveniência.

Faça os seus comentários, sugestões e críticas.

Ajude-nos a melhorar.

Comments: 0