Descrição da Freguesia de Vila Fernando

Armas - Escudo de ouro, uma gavela de espigas de centeio de verde, atadas de prata, entre flor-de-lis de azul, realçada de prata, em chefe e campanha diminuta ondada de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ VILA FERNANDO – GUARDA “.


1758 - MEMÓRIAS PAROQUIAIS

1886 - PORTUGAL, ANTIGO E MODERNO

Freguezia do concelho, comarca, districto e diocese da Guarda, na província da Beira Baixa.

Vigairaria

Fogos 237—almas 1:020

Orago Nossa Senhora da Conceição.

Em 1708 era da apresentação do thezoureiro mór da sé da Guarda e tinha 500 fogos—segundo se lê na Chorographia Portugueza. O Portugal S. e Profano, em 1768, ou 60 annos depois, deu-lhe 406 fogos e 150$000 réis de rendimento—o Flaviense, em 1852, deu-lhe apenas 71 fogos—A Estatística Parochial, em 1862, ou passados apenas 10 annos, deu-lhe 234 fogos e 978 habitantes— Almeida, em 1866, deu-lhe 228 fogos—e o ultimo censo deu-lhe 237 fogos, em 1878.

É espantosa e parece incrível tão grande oscillação na população d'esta parochia e nós não podemos dar a razão d'ella, porque, infelizmente, havendo estado por vezes na Guarda, nunca estivemos em Villa Fernando nem até hoje recebemos d'ali apontamentos alguns. Dá nos porém alguma luz a Chorographia Moderna do sr. José Maria Baptista, pois no vol. 3.° pag. 741, citando o Diccionario Geographico Manuscripto (collecção dos relatórios dos parochos existente no Archivo Nacional, referida ao anno de 1758) diz que esta parochia n'aquelle tempo comprehendia cinco (aliás seis) pequenos concelhos: — Villa Fernando (o principal) com as quintas do Monte Carreto, do Meio e de Cima — Albardo (hoje freguezia independente) com a quinta de João Dias — Villa Mendo, hoje uma simples aldeia d'esta parochia de Villa Fernando —Adão, hoje freguezia independente também — Pousa Folles, hoje talvez a freguezia de Pousa- Folies do Bispo, no concelho do Sabugal—e Roto, hoje outra simples aldeia d'esta parochia de Villa Fernando.

É possível e até provavel que a Chorographia Portugueza e o Portugal Sacro e Profano conglobassem no titulo de Villa Fernando a população d'aquelles seis concelhos, dous dos quaes são hoje simples aldeias e os quatro restantes paroehias independentes; com a população total de 674 fogos e 2:764 ; habitantes, segundo o ultimo recenseamento.

Sendo porem esta parochia séde de seis concelhos, parece que devia também ser villa, ter foral e senhorio próprio, mas nem Franklim nem chorographia alguma dizem tal! O padre Carvalho em 1708, indicando todas as villas, parochias e concelhos da comarca da Guarda, apenas a menciona como simples parochia entre as do termo d'aquella cidade (vol. 2.° pag. 348)—e D. Luiz Caetano de Lima em 1736 (Geographia Histórica, tomo II, pag. 128) fallando da comarca e correição da Guarda, diz que se compunha de uma cidade, um couto e trinta villas que menciona, mas não encontramos entre ellas Villa Fernando nem algum dos outros cinco concelhos indicados em 1758 no Diccionario Geographico Manuscriplo. Valha-nos Deus!

A povoação de Villa Fernando está em planície, na estrada da Guarda para Villar Maior, 1 kilometro ao sul da margem direita da ribeira de Noeime, confluente do rio Côa;

Dista da Guarda 12 kilometros para E. S. E.— e 18 da margem esquerda do rio Côa, para oeste.

Comprehende mais esta freguezia as aldeias de Villa Mendo, Roto, Vai de Carros, Pombaes e Cravella;—os casaes do Carreto e do Cimeiro—e as quintas do Meio, de Cima, de João Dias, Corte e Moinho.

As suas freguezias limitrophes são—Casal da Cinza a N.—Adão a S.—Panoias a N. O.—e Albardo a N. E.

Producções dominantes — cereaes e lã, pois cria bastante gado lanígero.

D'esta freguezia tomou o nome de Villa Fernando uma das estações do caminho de ferro da Beira Alta. É a 24ª (apeadouro) partindo da Figueira para Villar Formoso e Salamanca.

Dista 218 kilometros da cidade da Figueira e 35 de Villar Formoso, ainda hoje, (15 de janeiro de 1885) a estação terminus da mencionada linha, na fronteira de Portugal; brevemente porem se inaugurará a exploração até Salamanca, talvez antes de chegarmos ao artigo Villar Formoso.


Autorizada a utilização das imagens desde que indicada a sua proveniência.

Faça os seus comentários, sugestões e críticas.

Ajude-nos a melhorar.

Comments: 0